O Que é e Para Que Serve Um Funil de Vendas? janeiro 23, 2017

funil de vendas

Uma das formas de se conseguir ganhar dinheiro online é investir em campanhas inbound que tem como resultado uma estratégia mais conhecida como funil de vendas. Para você que já ouviu essa expressão mas não entendeu exatamente do que se trata, falaremos um pouco mais a respeito no decorrer deste artigo.

Afinal de contas, o que é Funil de vendas?

Antigamente as pessoas compravam por impulso ou por simples insistência do vendedor e, atualmente, as coisas já não funcionam bem assim. Hoje é preciso estudar o comportamento de compra de seus usuários e de alguma maneira direcioná-los para seus produtos e serviços de maneira natural.

O funil de vendas tem a finalidade de facilitar o entendimento desse processo de compra e também de todas as variáveis relacionadas com o processo de compra, tornando-as cada vez mais ágeis, seguras e, consequentemente, aumentando o ciclo de suas vendas.

As fases do funil de vendas

Para elucidar ainda mais o funil de vendas, abaixo você verá quatro estágios que poderão te ajudar muito no seu inbound marketing, incluindo os passos que os clientes percorrem para chegar até seus serviços ou produtos:

  1. Descoberta e aprendizado: nesse primeiro passo o usuário não tem uma oportunidade de negócio e muito menos um problema. E é neste ponto que você precisará despertar no usuário a necessidade de fazer parte de um bom negócio ou simplesmente mostrar que ele tem um problema.
  2. Reconhecendo o problema: neste estágio o cliente começa a pesquisar a respeito da oportunidade de negócio ou do problema que não sabia que tinha.
  3. Solução: Encontrando alguns problemas, o cliente começa a procurar por soluções para resolver seus dilemas e é neste estágio que é preciso criar um senso de urgência para que o comprador identifique o problema e tente resolver.
  4. Decidindo a compra: comparar produtos é algo muito comum para os usuários ou compradores que buscam pagar pouco por uma ótima solução e é neste momento que você precisará destacara os pontos fortes de seus produtos/serviços.

Em cada uma das fases do funil você terá a oportunidade de explorar o marketing inbound de sua empresa de uma maneira que atraía atenção de usuários, sejam eles leads ou não, o importante é qualificar os seus possíveis clientes oferecendo sempre um conteúdo relevante e direcionado para o problema.

Qual a importância do funil de vendas?

O funil de vendas tem a finalidade de converter os leads em compras, mas isso depende da abordagem de vendas que poderá garantir o alcance de suas metas. Com a ajuda do funil de vendas, você aumenta os estágios de conhecimento de seus produtos e ainda garante um fluxo constante de contatos que realmente estão interessados em seus serviços. Isso sem mencionar no estreitamento de relações entre você e o seu usuário.

Ao utilizar o funil para compreender a compra de seus clientes, você acaba criando um sistema eficaz de oportunidades para seus negócios, otimizando seu tempo e esforço e ainda, conseguindo dar um up em seu marketing e vendas.

 

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