Consultor de Marketing Digital – Como Se Tornar? janeiro 31, 2017

Com o crescimento das mídias digitais, o personagem Consultor de Marketing é cada vez mais presente no cenário das pequenas e médias empresas que buscam criar presença na Internet.

Porém, dependendo da cidade, o mercado ainda está muito receoso com essa tecnologia e podemos dizer que a publicidade online para os PME está, numa escala de idade humana, como um adolescente na puberdade. Na verdade, aos poucos as empresas vão se conscientizando que o Marketing Digital exige profissionais qualificados que trabalham em cima de uma estratégia objetiva e sólida, trazendo resultados reais para as empresas e gestores.

Entendendo isso, vamos lá…

Qual é o papel do Consultor de Marketing Digital?

Um profissional que se intitula CONSULTOR DE MARKETING DIGITAL atua de forma estratégica e personalizada ajudando empresas nas ações de marketing online e sempre focado nos resultados de seus clientes.

Primeiramente ele investiga toda a situação da empresa, faz uma Análise de SWOT (englobando o micro e macro ambiente) para, enfim, estruturar um plano de marketing digital que inclua todas as ações a serem tomadas para alcançar os objetivos propostos.

E o que precisa ter nesse planejamento? Faça um check list:

  • Análise interna da empresa;
  • Objetivos da marca na internet;
  • Necessidades imediatas devido a situação do mercado;
  • Identificação dos concorrentes diretos e como estão suas presenças na web;
  • Definição das ferramentas e canais online a serem utilizados;
  • Plano de ação contendo o que será feito, porque será feito, como será feito, quem fará e prazo de conclusão;
  • Definição dos dados e número que serão analisados.

Lembre-se que um consultor de marketing atua como um suporte para uma organização ou para um gestor, no sentido de auxiliá-lo nas melhores alternativas no mercado de publicidade online e em sua adoção.

Como se tornar um consultor de marketing digital?

A formação de um consultor de marketing digital é um processo duradouro, ou seja, não é da noite para o dia. O interessado precisa reunir experiências, conhecimentos e habilidades nas diversas área do marketing digital e gestão de negócios online.

Uma formação sólida nesses requisitos é fundamental para o profissional interessado em ingressar nesta área.

Podemos listas algumas ferramentas importantes para seu know-how:

  • Redes Sociais
  • Inbound Marketing (marketing de conteúdo)
  • Marketing de Busca
  • Marketing Nativo
  • Excell

A sua visão de mercado deverá ajudar o empresário a seguir determinados objetivos, tais como geração de leads, aumento de credibilidade e ampliação de visibilidade da marca.

A Avenida Digital tem um curso focado para formação de Consultores de Marketing Digital. Elaborado por profissionais experientes na área do marketing online, buscamos colocar um caminho objetivo e assertivo para que o aluno saia comprometido com resultados reais de seus clientes. Acesse: http://bit.ly/consultor-mkt e saiba mais!

Voltar ao topo
X