Como e por que ser um empreendedor inovador? abril 14, 2016

Atualmente, muito se fala em empreendedorismo e em inovação. Mas esses dois conceitos devem andar juntos na prática. Ou seja, não basta ser um empreendedor, é preciso também inovar sempre, ter boas ideias e criatividade. Mas o que deve ser feito para ser um empreendedor inovador e como agir?

Primeiramente, você precisa entender o que é o empreendedorismo inovador. Este modelo permite que o negócio seja amplamente modificado, envolvendo todas as pessoas relacionadas à empresa. Por isso, o empreendedorismo inovador não se restringe ao dono ou aos diretores da organização.

De maneira geral, há três características principais que um empreendedor inovador precisa ter.

Como ser um empreendedor inovador?

Características do empreendedor inovador

Ter clareza nos objetivos

Saber onde se quer chegar é crucial para todo tipo de negócio e para qualquer empreendedor. No entanto, para um empreendedor inovador isso é obrigatório. As intenções devem ser bastante claras e negociáveis. Ou seja, é preciso entender o que se quer, mas ter jogo de cintura quando necessário.

Assim, é possível vencer os empecilhos que aparecem pelo caminho e seguir com o negócio, independentemente dos problemas.

Gostar de mudanças

Se você é empreendedor, mas é acomodado e tem medo de mudar, deve repensar essa atitude. Um empreendedor inovador deve ser inquieto e curioso, além de procurar por novos métodos e estratégias que podem ajudar a atingir o objetivo almejado.

Outro ponto positivo é estar rodeado de colaboradores que podem auxiliar, especialmente nas áreas que o empreendedor não domina. Dessa forma, novas ideias estarão sempre surgindo — e a inovação também aparecerá.

Pensar de forma ampla

Ser empreendedor é pensar grande. Mas ser um empreendedor inovador é pensar de maneira ainda mais ampla. É necessário entender que o lucro é importante, mas que os produtos ou serviços prestados possuem valor compartilhado, que podem auxiliar pessoas, empresas e todo o planeta.

Por isso, muito mais do que ter um objetivo pontual, o empreendedor inovador acredita em uma mudança do mundo que o cerca.

Como ser um empreendedor inovador

Tendo as três características básicas do empreendedor inovador, é preciso considerar que o comprometimento dos colaboradores e a capacidade de produção são fundamentais para aplicar o empreendedorismo inovador. Por isso, é preciso seguir algumas recomendações.

Ética

A ética é indispensável para ter uma boa imagem perante o mercado. Por isso, deve-se não somente considerar os valores da empresa, mas também as diretrizes do mercado em que ela atua.

Foco no consumidor

O cliente é um fator importantíssimo para as empresas e ele deve ser levado em consideração no momento de inovar. Conhecer as necessidades e as demandas dos clientes ajuda a desenvolver um produto que esteja mais adequado ao que o público-alvo procura. Assim, alia-se inovação ao desejo do consumidor, uma fórmula certa para ter bons resultados.

Compromisso

A empresa deve estar comprometida com clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros e acionistas. Saber equilibrar todos os interesses e desejos é desafiador, mas pode trazer um resultado acima do esperado, além de também render boas experiências.

Flexibilidade

Ser um empreendedor inovador significa ouvir opiniões, estar disponível para tomar novas atitudes e ser aberto para ouvir críticas e novas ideias. Somente com a flexibilidade é possível testar novas possibilidades e, quem sabe, encontrar a fórmula do sucesso mais adequada para o seu negócio.

Pensamento no futuro

Pensar no futuro é imprescindível, porque é preciso reconhecer demandas futuras para poder atendê-las quando elas aparecerem. Por isso, um bom empreendedor inovador observa as necessidades do dia a dia, conversa com os gestores, alinha as ideias com os colaboradores e chega a um resultado final inovador.

E então, você se considera um empreendedor inovador? Deixe o seu comentário!

Para mais informações sobre os cursos e ficar antenado em tudo que há de mais atual, entre em contato através do e-mail: contato@avenidadigital.com.br ou via WhatsApp:(43) 9629-4005.

Voltar ao topo
X