Como Criar um Blog – Passo a Passo janeiro 20, 2017

Se você está querendo ganhar dinheiro na internet com conteúdo, com certeza uma das melhores opções é a criação de um blog. Além de ser uma ferramenta fácil e grátis, ainda conta com uma série de tutoriais, tanto em vídeo quanto em texto, para melhorar ainda mais o trafego de seu blog.

E neste artigo aprofundaremos sobre essa fonte de renda para muitos conteudistas, falaremos da criação de um blog passo a passo. Por isso, caso esteja procurando por informações importantes que deixarão seu blog ainda mais atrativo e chame atenção de usuários, você está no lugar certo! Continue conosco.

A melhor plataforma para criar o blog

Se você pesquisar a respeito de plataformas para criar blogs, com certeza encontrará inúmeras, mas, uma entre elas é a mais utilizada pela maioria dos blogueiros devido a facilidade e profissionalismo que trará para suas publicações. Antes de sair criando uma conta em uma plataforma, você precisa levar alguns pontos em consideração, como por exemplo, as facilidades que dispõe para suas publicações.

Veja abaixo algumas das ferramentas disponíveis em uma das maiores e melhores plataformas: WordPress. Além de trazer profissionalismo ao blog, ele ainda conta com menus completos que com certeza farão muita diferença em seu trabalho. O WordPress conta:

  • Plugins
  • Mídia geral
  • Temas gratuítos prontos e personalizados
  • Suporte para códigos de programação

E a criação desse blog é rápida e pode ser realizada em até cinco minutos, ou seja, esse é o tempo que precisará para criar seu blog e começar a trabalhar em conteúdo que traga mais visitantes para seus negócios, lembrando que, o sucesso depende da maneira que divulga seu produto, nada mais interessante do que utilizar todas as ferramentas disponíveis.

 

Primeiro passo

Esse passo deve ser dado até mesmo antes de ingressar para o WordPress. O sucesso de seu blog dependerá de seu conteúdo mas também do nicho de mercado escolhido. E neste ponto é preciso muito cuidado! Nada melhor do que pesquisar pelos nichos mais rentáveis e que tragam mais retorno. E se você, por ventura, quiser adotar um nicho que não domina, nada melhor do que conhecê-lo primeiro para falar com propriedade. Abaixo alguns nichos que mais atraem seguidores:

  • Hobbies
  • Esportes
  • Relacionamento
  • Finanças

Dentro de cada uma das opções acima, existem diversos assuntos que podem ser explorados e, segundo o Google, muitos deles podem trazer ótimos ganhos para seu blog. Mas, desses nichos citados, qual o melhor?

O melhor é sempre aquele que você conhece, que domina e que pode trazer algo de bom para as pessoas que buscam determinados assuntos. Caso tenha algum, aplique. Por exemplo, se você é um médico e acabou descobrindo um tratamento inovador para determinado problema, nada melhor do que criar um blog com a sua descoberta. Caso for um atleta e quer compartilhar uma dieta saudável e hábitos de vida saudáveis que podem aumentar a longevidade do ser humano e essas coisas.

Seu conteúdo poderá ser em texto ou em vídeo, uma das formas mais consumidas de informação nos dias de hoje, afinal de contas, não precisa ser lido, apenas visto. Agora, caso não tenha nenhum conhecimento em nenhum deles, é recomendável que escolha aquele que mais lhe apetecer e estudar sobre ele de maneira profunda para depois passar seu conhecimento adiante.

 

Segundo passo

Digamos que você escolheu o nicho e agora é só começar a postar e pronto, certo? Não! Depois de escolhido o nicho, nada melhor do que escolher o domínio para onde hospedará o conteúdo disponibilizado em seu blog. Para isso, basta apenas escolher uma das empresas abaixo:

  • HostGator
  • Locaweb
  • KingHost
  • UOL
  • HostDime
  • Hostfinger
  • HostNet
  • Entre outras conforme o melhor plano para você

Antes de contratar qualquer serviço de hospedagem nada melhor do que pesquisar a respeito da empresa e da forma que presta seus serviços. Vale alertar que muitas empresas desse segmento costumam receber diversas reclamações, portanto, nada melhor do que contratar aquela que menos lhe dê dor de cabeça.

 

Terceiro passo

O WordPress pode ser criado e hospedado no próprio servidor da empresa, porém, seu endereço estará com o nome de nomedoseusite.wordpress.com., mas você não precisa se prender a isso. Você pode baixar o WordPress sem sua máquina e depois dos serviços de hospedagem contratados pode simplesmente subir os arquivos que baixou. E dessa forma, você poderá utilizar apenas nomedoseusite.com.br, um nome mais comum e muito mais fácil de ser lembrado. Veja abaixo como proceder com o envio dos arquivos:

  • Primeiramente precisará entrar na sua conta cPanel, local que é entregue no mesmo instante ao contratar os serviços de hospedagem;
  • Logo sem seguida basta acessar o Gerenciador de Arquivos para instalar o blog. Compacte os arquivos que baixo do site do WordPress, faça upload do arquivo compactado para seu domínio e depois de subido todos os arquivos, extraia-os;
  • Com tudo extraído, volte para a página inicial, crie uma base de dados e também um painel de usuário.
  • Por último, basta editar os dados de usuário no arquivo extraído, salvar e acessar o url escolhido e fazer o cadastro que é sugerido.

Quarto passo

Depois dos primeiros passos realizados, eis um dos mais difíceis e necessários para atingir o sucesso que deseja com seu blog: gerar conteúdo. É preciso lembrar que o sucesso de um blog não depende apenas de sua estética ou de seu domínio, mas sim de seu conteúdo e isso é contigo.

O usuário precisa saber criar conteúdos interessantes e pertinentes para seus visitantes para que possam tirar algum proveito de seus textos. E para isso, nada melhor do que conhecer muito bem o nicho escolhido para se tornar um profundo conhecedor e quem sabe, alguém que falará com propriedade.

Apesar de darmos ênfase na questão da dificuldade e do trabalho, o blogueiro que ingressa por esse mundo precisa se policiar quanto ao conteúdo postado em seu blog. É preciso manter uma qualidade e também periodicidade na criação de conteúdo. Criar um blog e deixá-lo abandonado durante muito tempo, acaba se perdendo entre a diversidade de páginas que existem na internet.

 

Ganhar dinheiro com blog é possível? Sim, com certeza, mas para isso acontecer, depende do empenho do blogueiro e da qualidade de seu material. Bom trabalho!

 

Aproveite e dê uma lida em nosso outro artigo: COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO ONLINE COM POUCO DINHEIRO

Voltar ao topo
X